É uma das mulheres mais reconhecidas e influentes do mercado financeiro, com sólida carreira em análises econômicas em instituições financeiras importantes.
Zeina iniciou a sua trajetória como economista como pesquisadora na Fipe – USP e economista na Tendências Consultoria Integrada, uma empresa de consultoria econômica especializada, fundada pelo ex-ministro da Fazenda, Mailson da Nóbrega. Em seguida, migrou para o mercado financeiro e foi economista-chefe em instituições importantes, como HSBC Asset Management, ABN-Amro Real, ING Bank, Royal Bank of Scotland e XP Investimentos. Em 2012, Zeina associou-se à Gibraltar Consultoria, onde atua como diretora e consultora.
A opção pela carreira de economista aconteceu quando Zeina se deparou, ainda criança, com a conjuntura desafiadora do Brasil dos anos 80, que conjugava crises sucessivas, pacotes econômicos malsucedidos, inflação alta, crescimento econômico pífio e pobreza generalizada.
Atua como membro do Conselho Consultivo da Febraban. Foi do Conselho de Administração da Unimed Participações e do Conselho Fiscal da Vetor Brasil e do Instituto Escolhas. Foi também do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República entre 2016-18. Foi secretária de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo de abril a outubro de 2022.
Já foi colunista em publicações importantes como “O Globo”, “Broadcast” e “Estadão”. É autora do livro: “Nós do Brasil: nossa herança e nossas escolhas”, pela Editora Record, e publicou o artigo “Democracia e crescimento no Brasil”, com Marcos de Barros Lisboa, no livro “A Via Democrática – Como o Desenvolvimento Econômico e Social Ocorre no Brasil” (2014).
Em 2006, Zeina foi eleita pela Revista Forbes como uma das mulheres mais influentes do mercado financeiro no Brasil. Em 2008, recebeu o título de melhor economista-chefe pela Ordem dos Economistas do Brasil. Em 2019, recebeu o Prêmio Profissional do Ano na Categoria Economia/Finanças pela Anefac.